Acidente em home office ou híbrido, de quem é a culpa?

Você precisa se conscientizar dos seus direitos ao se deparar com o imprevisto de um acidente em home office ou híbrido. Então, entenda as medidas que devem ser tomadas lendo esse artigo.

Quem é responsável por um acidente em home office ou híbrido?

O trabalho no modelo home office e híbrido tem seus benefícios tanto para o time quanto para o empregador. Mas, o que as empresas não devem se esquecer é de zelar pela segurança do trabalho mesmo de forma remota.

As empresas são responsáveis pelos acidentes que possam ocorrer. Além disso, elas também têm a obrigação de instruir o colaborador quanto às precauções para evitar doenças e acidentes, conforme a redação do Artigo 75-E, da CLT.

Vale ressaltar que também é necessário seguir com a assinatura de um termo de responsabilidade pelo empregado, assim ele se compromete a seguir todas as orientações. Bem como, as que envolvem acidente em home office ou híbrido.

A empresa é responsável por qualquer acidente?

O colaborador pode enfrentar muitos problemas dentro do seu lar, mas se o acidente não estiver relacionado às suas atividades prestadas à empresa, elas não são responsáveis pelo ocorrido.

Uma grave falha que pode acontecer devido à falta de instrução, é a não utilização de equipamentos e dispositivos ergonômicos. Portanto, veja uma lista de problemas que isso pode ocasionar:

  • Fadiga;
  • Lesões Musculares;
  • Problemas de visão;
  • Dores na coluna;
  • Falta de concentração causada pela dor e cansaço extremo.
Acidentes em home office ou híbrido são de responsabilidade da empresa quando em exercício das atividades de trabalho.

Por isso, é importante que as empresas invistam em ergonomia para garantir a saúde e bem-estar dos seus funcionários, e evitar acidentes em home office ou híbrido.

A ergonomia é um conceito que abrange métodos presentes na NR-17 do Ministério do Trabalho, e nas Leis do Trabalho. Ou seja, deve fazer parte do ambiente profissional, e eles são importantes tanto quanto outros métodos de trabalho utilizados na rotina do trabalhador.

Também, é necessário realizar treinamentos e pesquisas de satisfação para que os colaboradores possam ter melhor desempenho empresarial.

O que você pode fazer para evitar um acidente em home office ou híbrido?

A melhor resposta é tomar medidas preventivas ANTES de acontecer qualquer acidente, simplesmente se organizando para ter mais segurança em sua casa. Veja em seguida, uma lista de hábitos para você adotar agora mesmo:

  • Use cadeiras confortáveis;
  • Atente-se para uma postura inclinada;
  • Use um suporte para elevar o monitor ou o notebook;
  • Apoie o punho e antebraço;
  • Use um suporte para os pés;
  • Evite o uso inadequado de tomadas e extensões para ligar seus equipamentos;
  • Mantenha o local de trabalho limpo e organizado.

Não temos como controlar se um imprevisto vai ou não acontecer com a gente. Mas lembre-se que somos capazes de evitar situações que estão sob nosso controle, e acatar as orientações de segurança do trabalho vindas por meio da empresa é a melhor forma de prevenir possíveis acidentes. Isso fará com que você sinta os benefícios de trabalhar em um ambiente seguro e produtivo. Assim, tanto você quanto o seu time verão os resultados.

WR Medicina e Segurança do Trabalho

A WR realiza treinamentos e elabora diversos documentos conforme exigido nas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, entre elas, a NR-17 que trata da Ergonomia, assim como falamos neste artigo.

Então, se você precisa treinar o seu time para ter mais qualidade de vida no trabalho e evitar acidentes e doenças do trabalho, conte conosco!

Solicite a visita de um consultor!

📞 (34) 3315-8200⠀

✉️ wrseg@wrseg.com.br🌐 https://wrseg.com.br