Dicas para prevenir doenças ocupacionais relacionadas à postura

A postura correta é um fator importante para a manutenção da saúde do trabalhador no ambiente de trabalho. Isso porque, a adoção de uma postura adequada pode prevenir doenças ocupacionais como lesões musculoesqueléticas, dores crônicas e outros problemas de saúde relacionados ao trabalho. 

Além disso, a postura correta pode melhorar a produtividade, o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador. Veja mais informações sobre esse tema neste artigo.

Quais as doenças mais comuns relacionadas à postura?

As doenças ocupacionais relacionadas à postura são um problema comum em muitos locais de trabalho. Entre as principais estão a LER/DORT (lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), hérnia de disco, tendinite e bursite.

Essas doenças podem afetar diferentes partes do corpo, incluindo:

  • Pescoço;
  • Ombros;
  • Braços;
  • Punhos;
  • Costas;
  • Pernas.

As causas dessas doenças são variadas, mas a má postura é um fator importante no desenvolvimento de muitas delas. Então, saber como prevenir doenças ocupacionais é importante para a manutenção da saúde.

Prevenir doenças ocupacionais é importante para manter a saúde produtividade da sua equipe. Imagem de Andrea Piacquadio no Pexels

Como identificar os riscos para prevenir doenças ocupacionais?

Identificar os riscos de doenças ocupacionais relacionadas à postura é de extrema importância para garantir a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Isso porque, ao identificá-los, é possível tomar medidas preventivas para evitar que os trabalhadores sofram lesões e desenvolvam doenças.

Essas enfermidades ocupacionais podem ser incapacitantes e afetar sua qualidade de vida. Por isso, a prevenção é sempre a melhor opção, pois além de proteger os trabalhadores, também beneficia a empresa, pois reduz os custos com afastamentos e tratamentos médicos.

Quais os principais riscos relacionados à postura?

Existem vários riscos relacionados à postura que devem ser identificados, como o uso prolongado de posturas inadequadas, movimentos repetitivos e falta de pausas durante a jornada de trabalho. 

O trabalho em posições desconfortáveis ou forçadas pode causar lesões na coluna, tendinites, bursites, síndrome do túnel do carpo, entre outras doenças. Além disso, a falta de pausas e a realização de movimentos repetitivos podem levar ao desenvolvimento de fadiga muscular, cansaço físico e mental.

Essas ações causam a diminuição da produtividade. Ainda assim, outro fator de risco é a falta de ergonomia nos locais de trabalho, o que pode gerar desconforto e lesões nos trabalhadores. 

É importante identificar todos esses riscos e implementar medidas preventivas para proteger o seu time e garantir a segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Dicas para prevenir doenças ocupacionais relacionadas à postura

Veja em seguida, dicas para prevenir doenças ocupacionais para você aplicar na sua empresa: 

  • Realizar pausas para movimentar o corpo durante o expediente;
  • Manter a postura correta ao sentar-se na cadeira;
  • Posicionar corretamente o monitor do computador;
  • Utilizar apoios para os pés e para os braços;
  • Utilizar equipamentos adequados para a execução das tarefas.

Caso a empresa não invista em prevenir doenças ocupacionais, pode levar o seu time à fadiga física e mental. Imagem de Andrea Piacquadio no Pexels

Pausas para movimentar o corpo é importante durante o expediente. Isso porque, quando passamos muito tempo sentados, a circulação sanguínea pode ser prejudicada, gerando fadiga muscular, dores e até mesmo problemas mais graves.

Manter a postura correta ao sentar-se na cadeira é igualmente importante, pois o uso inadequado pode contribuir para o desenvolvimento de dores nas costas e na coluna.

Posicionar corretamente o monitor do computador também é fundamental, já que uma posição inadequada pode sobrecarregar a musculatura do pescoço e dos ombros. Além disso, usar apoios para os pés e para os braços também ajudam a manter a postura correta, além de reduzir o esforço muscular.

Por fim, utilizar equipamentos adequados para a execução das tarefas é uma dica importante para reduzir o risco de lesões e outros problemas ocupacionais.

Como aplicar essas dicas para prevenir doenças ocupacionais, na prática?

Para aplicar a dica de realizar pausas para movimentar o corpo durante o expediente, é importante que o trabalhador faça pequenas caminhadas durante o intervalo entre as tarefas, levante-se da cadeira para esticar as pernas e fazer alongamentos. 

Já para manter a postura correta ao sentar-se, o trabalhador deve ajustar a altura da cadeira de forma que seus pés fiquem apoiados no chão e sua coluna fique alinhada com o encosto.

Para posicionar corretamente o monitor do computador, é preciso ajustar a altura de forma que a parte superior da tela fique na altura dos olhos do trabalhador para prevenir doenças ocupacionais

Utilizar apoios para os pés e para os braços pode ser feito com o uso de almofadas, suportes ou apoios específicos para essa finalidade. Por fim, utilizar equipamentos adequados para a execução das tarefas inclui o uso de cadeiras ergonômicas, suportes para monitor, teclados e mouses específicos.

Vale a pena implementar medidas para prevenir doenças ocupacionais na sua empresa?

A adoção de medidas preventivas para a saúde ocupacional é fundamental para garantir a qualidade de vida dos trabalhadores e o sucesso das empresas. No caso das doenças ocupacionais relacionadas à postura, a conscientização e a implementação de medidas simples podem fazer toda a diferença. 

É importante que as empresas sejam proativas na identificação e prevenção desses riscos, oferecendo treinamentos, equipamentos e estrutura adequada para seus funcionários. Com a colaboração de todos, é possível manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo para todos.

WR Medicina e Segurança do Trabalho

Para garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores, conte com a WR Medicina e Segurança do Trabalho. Oferecemos serviços personalizados de prevenção de doenças ocupacionais, incluindo a avaliação de riscos ergonômicos, treinamentos e orientações sobre postura e cuidados com a saúde.

Entre em contato conosco e agende uma visita técnica para conhecer nossos serviços e ver como podemos ajudar sua empresa a criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Sua equipe merece trabalhar com conforto e segurança!

Solicite a visita de um consultor!

📞 (34) 3315-8200⠀

✉️ wrseg@wrseg.com.br

🌐 https://wrseg.com.br