Diferença entre insalubridade e periculosidade

É muito comum ouvir os termos insalubridade e periculosidade quando o assunto é Medicina e Segurança do Trabalho. Mas, nem todo mundo sabe a diferença entre esses dois temas. Então, siga a leitura deste artigo para saber um pouco mais sobre o assunto.

O que é insalubridade?

A insalubridade tem relação com a exposição do colaborador a treinamentos que podem fazer mal à sua saúde. Por isso, a NR-15 tem a meta de traçar os limites de tolerância que este trabalhador pode suportar durante o exercício das atividades da sua profissão.

Confira em seguida alguns exemplos de ações agregadas à condição de insalubres no local de trabalho:

  • Exposição ao calor ou frio acima do tolerável;
  • Ruídos frequentes e alternados;
  • Agentes químicos e biológicos.

Outro ponto crucial, além de definir os limites, é fazer com que a empresa venha a adotar medidas de proteção para manter a saúde do seu time nessas condições. Enquanto previne lesões, doenças e até mesmo o impacto na sua produção.

O que é periculosidade?

Já a periculosidade tem relação com a exposição do trabalhador a ações e situações que coloquem a sua vida em risco. Dessa forma, a NR-16 foi criada para evitar qualquer dano nesse sentido. Então, dentro desse conceito você pode encontrar:

  • Chances de acidentes e lesões que possam ser graves ou até fatais;
  • Ações que causem impacto na saúde e qualidade de vida do colaborador.

A produtividade também pode reduzir com essas atividades, bem como, afetar a imagem da empresa no mercado caso qualquer problema venha a acontecer.

A periculosidade e a insalubridade são regidas pelas NR-15 e NR-16 do Ministério do Trabalho.

Como a sua empresa pode proteger seus funcionários da insalubridade e periculosidade?

Para proteger o time de ações ligadas à insalubridade e periculosidade, sua empresa pode adotar medidas de proteção como o uso de EPIs, bem como, treinamentos para educar a equipe sobre a importância dessas medidas para sua saúde.

Investir em uma consultoria de Medicina e Segurança do Trabalho para avaliar as ações da sua empresa, bem como, criar projetos de prevenção é o primeiro passo.

Quais as consequências de não seguir as orientações descritas na NRs de insalubridade e periculosidade?

As empresas que não seguirem as recomendações que constam na NR-15 e NR-16, que tratam de insalubridade e periculosidade, podem sofrer as seguintes penas:

  • Multas e penalidades pelos órgãos que fiscalizam;
  • Ônus de cunho financeiro;
  • Depreciação da imagem da empresa;
  • Ações judiciais movidas pelos próprios trabalhadores afetados pela insalubridade e periculosidade.

Por que é importante ter uma consultoria especializada?

As empresas de Medicina e Segurança do Trabalho, como a WR por exemplo, são peritas em avaliar os riscos dos seus clientes e adotar medidas preventivas que vão manter sua empresa seguindo as Normas Regulamentadoras (NRs). Além de elaborar documentos legais obrigatórios, oferecem também treinamentos e capacitações.

Essas ações fazem com que o seu time tenha a sua integridade protegida e o número de acidentes e doenças do trabalho podem ser drasticamente reduzidos, além de livrar as empresas de penalidades e multas.

Então, se você precisa identificar se sua empresa possui periculosidade e/ou insalubridade, além de treinar o seu time para ter mais qualidade de vida no trabalho, evitar acidentes e doenças, conte conosco!

Solicite a visita de um consultor!

📞 (34) 3315-8200⠀

✉️ wrseg@wrseg.com.br

🌐 https://wrseg.com.br