Treinamento: formação de Brigada de Incêndio e regras

O treinamento de brigada de incêndio é indispensável para a renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Então, entenda o conceito, como se aplica e quais as informações essenciais que você precisa para esse tipo de treino para o seu time.

O que é o Treinamento de Brigada de Incêndio?

É um tipo de treinamento obrigatório para renovar o AVCB. No entanto, ele considera grau de risco, tipo de ocupação e população da edificação. Ou seja, o treinamento é feito apenas para um percentual dessa população, dessa forma, varia conforme a edificação.

O principal objetivo dessa equipe é prevenir e combater os princípios de incêndios. Além disso, tem que conduzir as pessoas no ato de abandonar o local. Portanto, uma equipe bem preparada consegue:

  • Proteger vidas;
  • Proteger o patrimônio;
  • Reduzir danos ao meio ambiente.

É bom deixar claro que a equipe da brigada só combate o princípio do incêndio. Mas, se a condição sair do controle é obrigatório acionar os bombeiros.

O treinamento de brigada de incêndio é obrigatório, porém, você pode terceirizar o serviço com uma empresa de medicina e segurança do trabalho. Imagem de Anna Shvets no Pexels.

Quem pode ministrar o treinamento de Brigada de Incêndio?

O treinamento de brigada de incêndio pode ser feito por um Bombeiro Militar ou um Engenheiro Técnico de Segurança do Trabalho. No entanto, além das funções já mencionadas, o aluno fica capacitado a desenvolver as seguintes demandas após o curso:

  • Identificar emergências;
  • Orientar pessoas presentes nos ambientes de risco;
  • Operar o alarme contra incêndio;
  • Executar primeiros socorros;
  • Bem como, contratar os Bombeiros.

Quanto tempo dura o Treinamento de Brigada de Incêndio?

Sua duração, no entanto, depende tanto das especificações da edificação, quanto do nível de treinamento exigido. Confira em seguida, os 3 níveis e o tempo para concluir cada um deles:

  • Básico – 4 horas;
  • Intermediário – 8 horas;
  • Avançado – 24 horas.

O curso básico é feito nas dependências da empresa e serve para construções menores e de baixo risco. Já o nível intermediário é feito em campo e de modo geral, atende edificações de médio porte e riscos médios como estoques e casas noturnas, por exemplo. 

Um curso avançado também é feito em ambiente externo e tem uso para áreas de alto risco. Como por exemplo, depósitos de líquidos inflamáveis e explosivos. Assim, alguns requisitos são vitais como idade superior a 18 anos, ser alfabetizado e ter condições físicas.

Como saber se a sua construção precisa de treinamento para brigadistas?

Construções com mais de 750 m2 sendo residenciais ou comerciais têm obrigatoriedade de ter uma brigada de incêndio. 

Exceto as residências unifamiliares que estão isentas dessa equipe. Ainda assim, eventos temporários e em ambientes para reunião em público ela também é obrigatória:

  • Casas noturnas;
  • Auditórios e teatros;
  • Centros de esporte e exibição;
  • Locais religiosos ou de velório.

Qual a validade do Treinamento de Brigada de Incêndio?

O treinamento de brigada de incêndio vale por 12 meses e precisa ser renovado anualmente. Mas, se dentro desses 12 meses mais de 50% do time da Brigada de Incêndio sair da empresa, ele deve ser realizado antes deste prazo.

WR Medicina e Segurança do Trabalho

A WR conta com um Treinamento de Brigada de Incêndio especializado e pronto para treinar a equipe da sua empresa. Basta entrar em contato hoje mesmo para verificar a disponibilidade, bem como, o orçamento para o porte da sua organização.

Entre em contato e conheça nossa estrutura e todos os serviços que oferecemos para atender sua empresa.

📞 (34) 3315-8200⠀

✉️ wrseg@wrseg.com.br

🌐 https://wrseg.com.br