O que é e a importância do Gerenciamento de Risco Ocupacional

O Gerenciamento de Risco Ocupacional é essencial para profissionais que atuam no setor de Saúde e Segurança do Trabalho. Afinal, os mesmos devem se manter atualizados com foco em manter a integridade e bem-estar de todos que fazem parte da empresa.

Confira neste artigo o conceito desta ferramenta, bem como, sua aplicação. Ela é um meio de agir de forma estratégica na empresa e passou a ser obrigatória entre as normas regulamentadoras vigentes. Veja como funciona neste artigo.

O que é Gerenciamento de Risco Ocupacional?

O GRO é um programa que deve ser desenvolvido com o objetivo de orientar empresas a mapear, fiscalizar e gerenciar possíveis riscos no ambiente de trabalho. Por isso, desde de 3 janeiro de 2022 o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) passou a ser obrigatório.

Veja, em seguida, o que que muda na NR-1 de uma forma geral com relação aos programas:

  • Extinção do PPRA;
  • Criação do Gerenciamento e Risco Ocupacional;
  • Criação do Programa de Gerenciamento de Risco.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deixa de existir. Dessa forma, dá lugar para GRO e PGR como obrigatoriedade. É fato que todas as NRs vem passando por modificações, por isso, é importante ter um profissional da área de SST na sua empresa.

O novo GRO engloba todas as NRs relacionadas à SST e trata de um conjunto de ações que permitem ao gestor da empresa avaliar, de forma precisa, qualquer tipo de ameaça ao colaborador e prevenir para que de fato elas não venham a ocorrer.

O Gerenciamento de Risco Ocupacional é importante para manter a saúde e bem-estar de todos os colaboradores da empresa. Imagem de Anamul Rezwan no Pexels

Como funciona o Gerenciamento de Risco Ocupacional?

A primeira medida é criar um documento formal e analítico, com as medidas técnicas a fim de identificar os riscos ocupacionais da empresa. Em seguida, é necessário mapear todas as ações corretivas no âmbito da estrutura da organização e praticá-las.

O resultado desse processo é ter maior controle dos riscos relacionados às doenças ocupacionais, bem como, acidentes de trabalho que podem ser causados pela atividade laboral.

Etapas do Gerenciamento de Risco Ocupacional

Para criar um plano de GRO é necessário seguir 6 etapas a fim de não deixar nenhuma informação importante fora do documento. São elas:

  • Mitigar os riscos;
  • Identificar os perigos;
  • Classificar os riscos;
  • Avaliar os riscos;
  • Implementar medidas preventivas;
  • Monitoramento e controle.

Este documento sofre atualizações constantes, conforme novos riscos inerentes a novas atividades venham a surgir na equipe. Por isso, é de vital importância que o profissional responsável se mantenha atualizado com o que muda nas normas vigentes.

Qual a diferença entre PGR e GRO?

O GRO é o processo que a empresa cria para gerenciar os riscos ocupacionais da sua empresa. O PGR, por sua vez, são as ações na prática para que isso aconteça. Ou seja, são as medidas que são executadas diretamente com o time para evitar possíveis riscos.

WR Medicina e Segurança do Trabalho

A WR está apta a auxiliar sua empresa na implementação do GRO e na elaboração o PGR da sua empresa, além de outros programas de Saúde e Segurança no Trabalho (tais como: PCMSO, PCA, LTCAT, Análise Ergonômica do Trabalho etc).

Através de sua parceria com o sistema SOC, a WR realiza a gestão completa da saúde e segurança do trabalho dos seus clientes, inclusive atendendo a nova NR-01, para GRO e PGR, e ao eSocial.

Entre em contato hoje mesmo e conheça nossa estrutura e todos os serviços que oferecemos para atender sua empresa.

📞 (34) 3315-8200⠀

✉️ wrseg@wrseg.com.br🌐 https://wrseg.com.br