29/08 – Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Em 2020, a data continua a trabalhar o tema Tabagismo e coronavírus (Covid-19). Isso porque o tabagismo também é considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), fumantes são mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca.

Para ajudá-lo, listamos algumas orientações:

  • Marque uma data ainda esta semana para deixar de fumar.
  • Enquanto não chega o dia que você marcou, reduza o número de cigarros diariamente, começando pelo adiamento do primeiro cigarro do dia. Não fume logo depois do café da manhã, do almoço, do lanche e do jantar. Essas medidas ajudam a diminuir o número de cigarros e vão preparando seu corpo para o dia da parada.
  • Um dia antes da data que marcou para deixar de fumar, quando for dormir, molhe com água todos os cigarros que sobraram no maço e jogue-os no lixo.
  • Não deixe nenhum cigarro para o dia seguinte porque, se tiver vontade de fumar e não tiver cigarros em casa, você terá mais sucesso.
  • Se der vontade de fumar, lembre-se que A VONTADE DE FUMAR SÓ DURA CINCO MINUTOS. Para se distrair nesses cinco minutos: ligue a televisão, tome um banho, coma uma fruta, faça um exercício respiratório, enfim, faça alguma atividade para esse tempo passar.
  • Lembre-se de que essa vontade de fumar irá diminuir à medida que os dias forem passando. Tenha paciência.

SUS – O Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), oferece ampla assistência a quem quer parar de fumar, desde o acompanhamento do paciente por profissionais de saúde, até a oferta de medicamentos, adesivos, pastilhas, gomas de mascar.

Disque 136 para maiores informações.