05 de agosto – Dia Nacional da Saúde

No último dia 05 foi comemorado o dia Nacional da Saúde, conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.

Existem alguns determinantes gerais de saúde, incluindo biologia humana, ambiente, estilo de vida e assistência médica. A saúde é mantida e melhorada não só através da promoção e aplicação da ciência da saúde, mas também através dos esforços e opções de vida inteligentes do indivíduo e da sociedade.

As pessoas podem melhorar a sua saúde através do exercício, sono suficiente, mantendo um peso saudável, limitando o uso de álcool e evitando fumar. Um dos principais fatores ambientais que afetam a saúde é a qualidade da água, especialmente para a saúde dos lactentes e das crianças em países em desenvolvimento.

De acordo com a (OMS), os determinantes sociais da saúde estão relacionados às condições em que uma pessoa vive e trabalha. Também podem ser considerados os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego.

A OMS reconhece ainda que a cada unidade monetária (dólar, euro, real, etc.) dispendida em saneamento economiza-se cerca de quatro a cinco unidades em sistemas de saúde (postos, hospitais, tratamentos etc.) e que cerca de 80% das doenças mundiais são causadas por falta de água potável suficiente para atender as populações necessitadas.

Após esta reflexão de saúde, a gestão de Medicina Ocupacional visa colaborar com a saúde do trabalhador, além da assessoria dos exames admissionais e periódicos, palestras, treinamentos, documentos para atender as normas regulamentadores. Saúde e segurança são fatores essenciais para a promoção e prevenção da saúde dos seus colaboradores!