O que é LER/DORT e como prevenir?

LER significa Lesão por Esforço Repetitivo e DORT significa Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, ambos são como uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas: dor, parestesia (queimação, dormência), sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores. Patologias definidas como tenossinovites, sinovites, compressões de nervos periféricos, síndromes miofasciais, e outras, frequentemente são causa de incapacidade laboral temporária ou permanente.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estudo Saúde Brasil 2018, a ocorrência de LER e DORT foi maior nos profissionais que atuam nos setores da indústria, comércio, alimentação, transporte e serviços domésticos/limpeza. Nas profissões; os faxineiros, operadores de máquinas fixas, os alimentadores de linhas de produção e os cozinheiros foram os mais atingidos com algum desses problemas de saúde no trabalho.

Ginástica Laboral

Como forma de prevenção e contribuição para qualidade de vida no ambiente de trabalho, a ginástica laboral, são exercícios efetuados no próprio local de trabalho, tendo como principais objetivos a prevenção das LER/DORT, a diminuição do estresse, dores musculares, fadiga, tensão muscular, aumento da consciência corporal, melhora do condicionamento físico, flexibilidade, coordenação e resistência, atuando de forma preventiva e terapêutica.

Conheça nossos programas de prevenção à saúde do trabalhador!