A importância do SESMT em sua empresa

De acordo com a Norma Regulamentadora Nº 04 (NR-04), toda empresa que possuir a partir de 01 empregado em regime CLT, deverá obrigatoriamente manter o Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho – SESMT, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

A implantação do SESMT na empresa tem por objetivo principal proteger a vida do trabalhador durante seu período laboral e não somente para cumprir a legislação imposta. A vida do trabalhador não tem preço, por isso não podemos ter isso como um custo e sim como um investimento para a empresa.

Cada vez mais as empresas vêm adotando e implementando as práticas de Segurança no Trabalho, o que é uma excelente notícia, visto que os índices de acidentes de trabalho ainda são grandes. Segundo a Organização Internacional do Trabalho – OIT, em todo o mundo, cerca de 5 mil pessoas morrem por dia em consequência a acidentes ocorridos no ambiente de trabalho.

O SESMT é composto por diversos programas, laudos, treinamentos e palestras de saúde que são realizados com o objetivo de orientar, organizar e manter o ambiente de trabalho seguro, além dos exames que são feitos para monitorar periodicamente a saúde do trabalhador.

Mas por que investir em segurança do trabalho?

Os ganhos da empresas ao adotar atitudes seguras são muitos, além do funcionário produzir mais e trabalhar mais satisfeito sabendo que a empresa está cuidado dele, a economia com despesas com acidentes é grande, os custos com acidente envolvem: transporte do acidentado, custos de afastamento, contratação de mão de obra temporária ou permanente para ocupar o lugar deixado pelo trabalhador acidentado, no caso de acidente com maquinários, é comum que se tenham prejuízo com os produtos ou com própria máquina. Além disso, existem também custos com a reabilitação do trabalhador, remédios e até acompanhamento psicológico.

Profissionais responsáveis pela Segurança no Trabalho

  • Médico do Trabalho
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho
  • Enfermeiro do Trabalho
  • Técnico de Segurança do Trabalho
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho

Proporcionar um ambiente saudável e seguro para seus funcionários é ter a certeza de estar fazendo a escolha certa!

A importância da segurança no trabalho deve ser valorizada todos os dias pelas empresas e seus colaboradores devido sua relevância, e deve ainda ser praticada por todos aqueles que amam seu principal patrimônio: A VIDA!

Mais de 90% dos acidentes de trabalho podem ser evitados com ações preventivas.

🚧 Segurança não tem preço, prevenção é sempre mais barato! 🙏🏼

Seja parceiro da WR e adote uma cultura de segurança em sua empresa.